Transmissão Online de Eventos Corporativos: Entenda a Importância

Transmissão Online de Eventos Corporativos: Entenda a importância!

Antes mesmo das necessidades de isolamento social causadas pela Covid-19, a transmissão online já era peça fundamental para muitos eventos corporativos, trazendo benefícios como o aumento de alcance de público e a redução de custos.

Com uma verdadeira explosão das chamadas Lives durante os primeiros meses de quarentena, as transmissões ao vivo ganharam novos adeptos tanto na produção quanto na audiência, ajudando a popularizar ainda mais o formato.

Agora, em um momento de retomada das atividades e eventos corporativos, as empresas têm na transmissão online a sua principal aliada para garantir o sucesso da ação e a segurança de todos os envolvidos.

No cenário atual do mercado corporativo são inúmeras as possibilidades de uso para uma gravação. Porém, é preciso planejar e aplicar alguns requisitos para garantir um evento transmitido com qualidade.

Separamos, neste artigo, as principais vantagens e opções que as empresas têm com a transmissão online, que pode ser feita tanto via redes sociais ou em plataformas internas e de acesso exclusivo.

E você verá ainda algumas dicas para acertar na escolha e começar a transmitir os seus eventos. Confira a seguir!

 

Por que fazer a Transmissão Online de Eventos Corporativos?

Como falamos acima, a transmissão ao vivo de forma online pode gerar diversos benefícios para as empresas mesmo sem os problemas de restrição na aglomeração de pessoas que enfrentamos atualmente.

Se levado em conta ainda as necessárias adaptações para a garantia da segurança de todos nos ambientes presenciais, essas vantagens só aumentam. Separamos algumas delas, confira:

1 – Maior Alcance

Por maior que seja um evento corporativo presencial, sempre haverá limitação de público. Com a transmissão online isso simplesmente não precisa existir.

É por isso que muitos grandes eventos estão apostando no formato híbrido, garantindo a experiência presencial aos participantes, mas compartilhando o conteúdo com ainda mais pessoas por meio da internet.

No atual cenário, em que os ambientes podem acomodar no máximo 40% da capacidade total de pessoas, a transmissão online do evento pode ser ainda mais importante para atingir o seu público e garantir o retorno esperado.

Além disso, a realização e divulgação de eventos em canais digitais, como redes sociais, ajudam a tornar a sua marca conhecida.

2 – Menores Custos

Se engana quem pensa que para fazer uma transmissão ao vivo de um evento corporativo é preciso fazer investimentos enormes em infraestrutura.

Isso porque, além da popularização das ferramentas digitais nessa linha, existem hoje no mercado espaços já preparados para transmitir eventos online com garantia de conexão, suporte e qualidade de gravação.

Assim, o organizador só precisa se preocupar com o conteúdo do evento, podendo reduzir gastos com equipes de recepção, garçons e segurança, além de coffee-break, material de apoio, etc.

3 – Mais Facilidade

A facilidade aqui não se refere apenas a organização do evento, que ganha mais flexibilidade para participação de convidados e palestrantes de qualquer lugar do mundo, mas também para o público.

Sem a necessidade de locomoção até o local, fica muito mais fácil participar de qualquer evento, bastando se conectar de onde estiver para acompanhar tudo. E, o melhor, sem filas e sem trânsito.

4 – Maior ROI

Com custos menores do que nos eventos presenciais, ficará mais fácil ter um bom Retorno sobre o Investimento – ROI (sigla do inglês, Return On Investiment) com a transmissão online.

Mas para fazer esse cálculo é preciso ter bem definido o objetivo do seu evento corporativo e considerar todos os custos envolvidos, desde a gravação até a divulgação.

De qualquer forma, a grande vantagem da transmissão online para o ROI do seu evento é que, mesmo após a realização, ainda é possível continuar gerando resultados e lucros.

Um webinar, por exemplo, pode ser gravado e utilizado como estratégia de marketing para geração de leads ou mesmo pelo RH para compartilhar conhecimento com novos funcionários.

Como vimos, a tecnologia permite aproximar participantes e organizadores e pode ser muito positivo para todos. Mas não é com palestras e eventos que a transmissão online pode ser vantajosa para sua empresa. Veja mais!

Espaço VIA ACADEMY
Transmissão de evento na VIA ACADEMY.


Transmissão de Eventos Online: como é possível fazer?

Com o avanço e popularização do formato, hoje são várias as possibilidades e usos para uma transmissão online. Separamos as principais, confira:

  • Live

Fazer a Transmissão ao vivo de treinamentos, palestras ou eventos corporativos por meio de ferramentas ou redes sociais é o formato mais conhecido do mercado.

Nesse tipo de evento geralmente estão no local de transmissão apenas o palestrante e apresentador, além da equipe técnica, podendo conectar com participantes e com o público de qualquer lugar.

Para a realização de uma live de sucesso é necessário uma boa conexão de internet, com link dedicado, além de uma iluminação, áudio e imagem de qualidade para garantir a melhor experiência de quem está assistindo.

  • Eventos híbridos

Para aqueles que não abrem mão da experiência presencial e desejam o retorno seguro o quanto antes dos eventos e treinamentos corporativos presenciais, a aposta das empresas está nos eventos híbridos.

Respeitando os protocolos e medidas de segurança, todos os ambientes agora devem acomodar no máximo 40% da capacidade total e manter um espaçamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, sempre com controle de temperatura e uso de máscaras. É assim também com os eventos corporativos.

Para vencer essa limitação de público, a transmissão online acontece em tempo real ao evento presencial, levando o conteúdo para muito mais pessoas do que o ambiente físico permite.

Uma empresa com várias unidades pode realizar um evento corporativo presencialmente para um departamento específico, enquanto transmite ou grava para disponibilizar de forma online para todo o quadro de colaboradores.

Assim, com um planejamento de eventos e treinamentos alinhado, é possível retomar as atividades do setor agradando a todos os perfis, tanto os que querem aprender presencialmente quanto os que estão a distância.

  • Geração de conteúdo

Cada vez mais empresas estão investindo em conteúdo como estratégia de marketing ou mesmo para capacitação de equipes. Nesse cenário, as transmissões online têm sido muito usadas para compartilhar conteúdo de valor.

Alinhado com o interesse do seu público, é possível fazer a transmissão ao vivo de entrevistas, webinários, bate-papos, apresentação de relatórios e resultados, responder dúvidas e muito mais.

  • Salas de reunião

Outra forma de transmissão ao vivo muito importante para algumas empresas é na realização de reuniões online por videoconferência ou mesmo no formato híbrido.

Conectando participantes de qualquer lugar do mundo, a transmissão online de uma reunião deve ser feita com uma infraestrutura adequada para evitar perda de tempo com uma conexão, áudio ou vídeo ruins.

  • Outros:

Como já falamos, o uso da transmissão online no meio corporativo é crescente e bastante variado. Além dos já citados formatos, é possível usar a tecnologia em favor da empresa para realizar, por exemplo, seus processos seletivos.

Com o RH fazendo a entrevista individual, dinâmicas em grupos e apresentação das oportunidades de forma online e ao vivo, a empresa pode ganhar tempo no processo e ainda reduzir custos tanto para candidatos quanto para o contratante.

Vale lembrar ainda que mesmo os eventos presenciais que não fazem a transmissão em tempo real, fazer a gravação e filmagem do evento é muito importante. Afinal, porque desperdiçar um conteúdo tão importante e de valor como um evento, não é mesmo?

Além da própria divulgação do evento para as próximas edições, ter tudo gravado permite uma série de possibilidades de uso:

  • No marketing para geração de conteúdo;
  • Criação de portfólio pessoal ou da empresa;
  • Compartilhamento com o seu público – interno ou externo
  • Documentação da empresa.

Ok, já entendemos que as transmissões online podem ajudar negócios nos mais variados formatos. Mas e para começar, como escolher o local ideal? Vamos ver a seguir!

Live VIA ACADEMY
Live sendo realizada na VIA ACADEMY

Como fazer a transmissão online de eventos?

Atualmente, é possível transmitir eventos online em tempo real com apenas uma conexão de internet, uma câmera, um microfone e uma ferramenta de transmissão, como Zoom e Google Meet, por exemplo.

Porém, nem sempre essa “estrutura mínima” será suficiente para garantir a qualidade do seu evento corporativo, sem o risco de quedas e interrupções, além de ruídos e uma imagem sem muita nitidez.

Fora isso, na realidade da maioria das empresas no mercado brasileiro não infraestrutura e nem o suporte adequado para a realização dos treinamentos, palestras e eventos.

Para isso a solução está na locação de salas e espaços já preparados equipados para essa modalidade. Assim, o organizador só precisa se preocupar com o conteúdo e a divulgação do evento, deixando a parte técnica sob os cuidados de quem já faz isso todos os dias.

Para escolher o local ideal para transmitir seus eventos online entretanto, é preciso se atentar para alguns critérios, como:

1. Conexão com a internet

Além de ter uma boa velocidade de internet para fazer o upload da transmissão ao provedor sem diminuir a resolução do vídeo ou gerar interrupções, é fundamental contar com link dedicado transmitir seus eventos com a melhor experiência para quem está assistindo.

2. Espaço

 Nem toda empresa desfruta de um espaço com ambiente bonito e decorado e, muito menos, isolado acusticamente para evitar ruídos durante a transmissão.

Por isso, contar com locais preparados dá um aspecto ainda mais profissional para os seus eventos corporativos. 

3. Equipamentos

Ter os equipamentos ideais para a gravação de áudio e vídeo, como câmeras, microfones, fundo e iluminação também fazem grande diferença na qualidade e no encantamento do público com o seu evento.

Outro tipo de equipamento fundamental na transmissão online é a ferramenta de streaming, que nem sempre é simples de ser operada para garantir o melhor funcionamento possível.

4. Equipe Técnica e de Suporte

Por mais bem intencionado que um funcionário esteja para ajudar na transmissão online de um eventos, ter profissionais experientes e preparados para garantir e testar toda a parte técnica é levar o seu evento a outro patamar.

Assim, o organizador garante o funcionamento e a melhor transmissão no momento certo, diminuindo o risco de problemas técnicos e atrasos, além de contar com suporte rápido e efetivo em caso de problemas inesperados.

Seguindo essas dicas, com certeza a sua escolha será acertada e o seu evento corporativo tem tudo para ser um sucesso com a transmissão ao vivo!

Como está sendo essa retomada dos eventos aí na sua empresa? Pensam em utilizar as vantagens do ambiente online ou não abrem mão do presencial? Conte pra gente nos comentários!

 

Quer fazer a Transmissão Online dos seus eventos, treinamentos, palestras e encontros com qualidade e experiência?

Na Via Academy você tem os espaços ideais e com total segurança para a retomada dos eventos, cursos e treinamentos corporativos, além de ter toda a infraestrutura preparada para realizar a transmissão ao vivo do seu evento híbrido.

 Com link dedicado de 125MB Full Duplex com link de backup, computadores de última geração, recursos multimídia e suporte de profissionais experientes no mercado de audiovisual, a realização do seu evento corporativo de forma online ou presencial é aqui. Conheça as soluções Via Academy!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades, informações sobre
eventos, lançamentos e promoções.

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.

FECHAR