Como Espaços para Eventos Corporativos estão preparando a retomada?

Segurança e Tecnologia: como os espaços para eventos corporativos estão se preparando para a retomada?

Um dos setores mais atingidos pelo isolamento social devido a pandemia do coronavírus, sem dúvidas, é o de eventos. Afinal, seja em grandes shows e disputas esportivas ou em palestras e treinamentos corporativos, a área está praticamente paralisada no Brasil desde o mês de maio – pelo menos.

Uma fatia muito importante desse segmento porém, já começa a dar os primeiros passos para a retomada das atividades presenciais, seguindo protocolos de segurança e medidas específicas para adaptação a essa nova realidade. 

Essa é a área de Eventos Corporativos, que é uma das principais influenciadoras no crescimento de 9,5% que o setor de Turismo de Negócios registrou em 2019, quando gerou uma receita de R$ 11,3 bilhões, segundo levantamento do Ministério do Turismo.

Com tanta demanda no mercado e com os números da pandemia diminuindo em todo o país, muitas empresas já começam a procurar por espaços para eventos corporativos mesmo tendo que lidar com as necessárias adaptações. 

Mas como será essa retomada? Nesse artigo veremos porque o retorno do setor de forma presencial é importante para as empresas e como tudo será preparado para garantir a segurança de todos.

 

Eventos Corporativos: segurança e tecnologia para a retomada

Assim como muito setores do mercado, a área corporativa também teve que se adaptar e se reinventar para enfrentar o período de quarentena. 

Afinal, as necessidades por treinamentos e eventos para capacitar profissionais não diminuíram, já que em muitos casos houve necessidade de adaptação dos times para novas demandas e ferramentas.

Com isso, apesar das dificuldades técnicas e econômicas de muitos negócios, o fator de urgência acabou trazendo ainda mais a tecnologia para a realidade das empresas também no planejamento de eventos e treinamentos.

Um exemplo prático é notar a quantidade de empresas que passaram a investir em novas modalidades, como nas transmissões online em tempo real ou mesmo em webinars e conteúdos disponíveis em plataformas de vídeo.

Porém, muitas pessoas não abrem mão da experiência presencial e desejam o retorno seguro o quanto antes. Além disso, a maioria das pequenas e médias companhias brasileiras não dispõe de uma estrutura técnica ou espaço físico para realizar eventos digitais como gostariam.

Entretanto, esse retorno gradual das atividades presenciais não quer dizer que todo o conhecimento adquirido na adaptação e uso das tecnologias será em vão. Aliás, é justamente o contrário.

Isso porque a tendência agora do setor de eventos B2B (business to business – de empresa para empresa, em portugês) é justamente aproveitar as vantagens do cenário digital para oferecer experiências ainda mais incríveis e, é claro, garantindo a saúde de todos os participantes. 

 

Como os espaços para eventos corporativos estão se preparando?
Como os espaços para eventos corporativos estão se preparando?

Diferentemente dos eventos esportivos, de música e entretenimento, que podem reunir de centenas a milhares de pessoas, a área que abrange palestras, fóruns, feiras, workshops, cursos e treinamentos corporativos tem uma grande vantagem:

Para ser realizado com eficiência e atingir seu objetivo na empresa, esse tipo de evento não precisa gerar aglomerações e a entrada e fluxo de pessoas pode ser mais facilmente controlada.

Mas é claro que, mesmo assim, o retorno só está permitido desde que siga as medidas e protocolos de segurança, que são fundamentais e devem ser rigorosamente planejadas, aplicadas e fiscalizadas para garantir a tranquilidade e segurança de todos. 

Separamos algumas práticas mais importantes. Confira a seguir!

 

Principais medidas para a retomada dos eventos corporativos:

1 – Controle do fluxo e entrada de pessoas

Como já adiantamos, essa medida é mais fácil de ser adotada nos espaços corporativos, permitindo trabalhar com um número reduzido de participantes em horários mais espaçados para evitar o encontro de turmas e, com isso, causar aglomerações.

Um ponto importante nessa medidas é fazer e aferição de temperatura e, é claro, só permitir a entrada de pessoas – sejam colaboradores ou visitantes – quem não apresentem sintomas de febre ou doença gripal e que estejam de máscara, permanecendo com elas durante todo o período que estiver no local.

 

2 – Redução do fluxo de colaboradores

Com o mesmo objetivo do item acima, muitas empresas de locação de salas para eventos corporativos estão trabalhando com times reduzidos para diminuir o tráfego de pessoas no ambiente.

Para isso, a aposta é ter no ambiente físico apenas os funcionários indispensáveis para a atuação presencial, como equipe de suporte técnico, recepcionistas e a equipe de limpeza.

Fora isso, os profissionais que atuam presencialmente devem estar sempre devidamente protegidos por EPIs como máscara, óculos e luvas, além de materiais de higienização sempre à disposição, seguindo os protocolos pré-definidos para o atendimento seguro ao público.

 

3 – Reforço na Higienização e Descontaminação dos ambientes

A desinfecção de espaços e objetos nunca foi tão necessária quanto agora, não é mesmo? Para garantir a eficiência desse serviço e diminuir os riscos de contaminação nos ambientes de eventos corporativos, a higienização deve ser intensificada.

Além de aumentar a frequência da limpeza, muitas empresas estão apostando em métodos ainda mais rigorosos para garantir a descontaminação. Na Via Academy, por exemplo, a opção escolhida para fazer a desinfecção foi por meio da nebulização de todas as salas.

 

4 – Disponibilização de materiais de higiene e Epis

Além da descontaminação dos ambientes, outro ponto fundamental nos protocolos de retorno para as atividades corporativas é a necessidade de disponibilizar em fácil acesso os produtos de higiene.

Dispensers de álcool em gel devem estar disponíveis em todos os ambientes, como salas, corredores, recepção e elevadores.  E espaços como banheiros e pias devem estar equipados com sabão adequado e toalhas descartáveis.

Alguns locais e empresas também optam por fornecer os equipamentos de proteção individual aos participantes e visitantes, fortalecendo assim a necessidade do uso dos mesmos para a segurança e saúde de todos.

Espaços preparados para o distanciamento

5 – Espaços preparados para o distanciamento

Com a necessidade do distanciamento social entre as pessoas para a maior segurança e controle da epidemia, praticamente todos os espaços que recebem público tiveram que se adaptar, como bares, escritórios e lojas. E nas salas de eventos corporativos isso não é diferente.

Com turmas reduzidas para até 30% da capacidade total, os ambientes agora devem acomodar menos pessoas, mas com um espaçamento de pelo menos 1,5 metro entre eles, gerando a necessidade de adaptações na estrutura das salas e auditórios.

Um ponto positivo é que além da maior segurança com a saúde, a medida também dá mais conforto ao participante.

 

6 – Tecnologia para Eventos Híbridos

Para evitar a limitação de público imposta pela necessidade do distanciamento social, como vimos acima, a aposta das empresas está no uso da tecnologia com os eventos híbridos.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de evento une o ambiente presencial ao digital, realizando a versão para participantes no espaço físicos mas com a transmissão online em tempo real para qualquer lugar e – o melhor – para quantas pessoas quiser. 

Nesse formato, uma empresa com várias unidades pode realizar um evento corporativo presencialmente para um departamento específico, enquanto transmite ou grava para disponibilizar de forma online para todo o quadro de colaboradores.

A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no meio corporativo nos últimos meses, já que muitas empresas querem começar ou retomar os treinamentos e palestras, mesmo que à distância, mas não têm a estrutura necessária para fazer de forma online.

Com essa nova e crescente demanda, alguns espaços e salas de locação para eventos corporativos investem na infraestrutura capaz de garantir a realização dos eventos híbridos com total suporte.

E você, está com saudades dos encontros? Como está sendo a retomada para você? Compartilhe com a gente nos comentários! 

 

Quer retomar seus treinamentos, palestras e encontros com segurança e tecnologia? 

A Via Academy oferece os espaços ideais e com total segurança para a retomada dos eventos, cursos e treinamentos corporativos, além de ter toda a infraestrutura preparada para realizar o seu evento híbrido.

Com link dedicado de 125MB, computadores de última geração, recursos multimídia e suporte totalmente dedicado, a realização do seu evento corporativo de forma online, presencial ou híbrida é aqui. Conheça as soluções Via Academy!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades, informações sobre
eventos, lançamentos e promoções.

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.

FECHAR